Oakley Pro Junior
Ítalo é campeão brasileiro
O potiguar Ítalo Ferreira conquistou o título do Oakley Pro Junior 2012 com uma atuação de gala neste domingo na praia do Campeche, Florianópolis (SC).
Em ondas de meio metro e formação prejudicada pelo forte vento Sul, o atleta de 17 anos ditou o ritmo de todas as baterias no dia da decisão e avançou em segundo apenas nas quartas-de-final, quando cometeu interferência.
Na semifinal, Ítalo mostrou que queria o título e arrancou a melhor nota (9.80) do evento, além de anotar o melhor somatório (17.97) até então.
Na bateria decisiva, o local de Baia Formosa abusou dos aéreos para derrotar o paulista Wesley Santos, o capixaba Krystian Kymerson e o potiguar radicado no Espírito Santo, Lissandro Barbalho.
Ítalo abriu o confronto com um belo aéreo que rendeu 7.00 pontos. Não demorou muito para o atleta soltar um aéreo reverse slob e descolar 9.00 pontos para deixar todos os oponentes em combinação.
Pelo terceiro ano consecutivo no pódio deste evento, o capixaba Krystian Kymerson conseguiu sair da combinação depois de arrancar 7.67 e 6.20 pontos e precisar de 8.34.
Nos minutos finais, Ítalo pegou uma boa esquerda e voou alto para acertar um aéreo 540. Kymerson deu o troco logo em seguida com um aéreo muito alto. Mas, a bateria foi encerrada e todos ficaram na expectativa das notas.
Logo os juízes anunciaram 9.23 para o aéreo de Kymerson e 9.73 pontos na onda de Ítalo, que concretizou sua vitória no Campeche com o maior somatório do evento (18.73). Kymerson terminou na segunda colocação com 16.90, Wesley Santos foi terceiro com 10.74 e Lissandro Barbalho encerrou o evento na quarta colocação com 6.27 pontos.
Com o resultado, o atleta tornou-se o quinto campeão brasileiro da história da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) na categoria Sub 20 e levou para casa o cheque de R$ 9 mil, além da vaga para elite do surf nacional em 2013.
“Estou muito feliz pela vitória. Vim muito determinado para este evento e queria muito ganhar. Este ano ganhei os dois evento que disputei e estou me sentindo muito bem nas competições. Os adversários eram todos muito bons e consegui me dar bem. Estou com a minha prancha mágica, que só sai de casa quando vou competir”, disse Ítalo logo depois de sair do mar.
Campeão do evento em 2011, Kymerson não conseguiu repetir o feito, mas surfou muito bem e só não avançou em primeiro na bateria da semifinal, vencida pelo campeão do evento.
“Estou muito feliz. A final foi de alto nível, uma das melhores que já corri. Consegui sair da combinação e vi o Ítalo pegar uma boa onda. Também achei a minha, mas a nota dele ampliou a vantagem e não consegui este ano. Agora é treinar para o próximo ano”, conta o capixaba.
Apesar de não ter vencido, o capixaba Lissandro Barbalho também teve motivo para comemorar a participação.
“Ontem eu completei 19 anos e esse foi o melhor presente que eu poderia ganhar. Uma final de Pro Junior, com os melhores surfistas Sub 20 do país é tudo que eu queria. Avancei muito bem em todas as bateria e fiquei feliz com o resultado. Queria agradecer aos meus patrocinadores, Quebra Onda e pranchas Reis”, comentou Lissandro.
Resultado do Oakley Pro Junior 2012
1 Italo Ferreira (RN)
2 Krystian Kimmerson (ES)
3 Wesley Santos (SP)
4 Lissandro Barbalho (RN)
5 Peterson Crisanto (PR)
5 Pedro Miguel (SP)
5 Diego Michereff (SC)
5 Luan Carvalho (SP)
9 Filipe Toledo (SP)
9 Rafael Teixeira (ES)
9 Daniel Goncalves (RJ)
9 Renan Argemiro (SP)
9 Jonathan Lima (SC)
9 Luan Wood (SC)
9 Nathan Brandi (SP)
9 Sidney Guimaraes (SP)
Galeria de campeões brasileiros sub-20 da Abrasp
2008 Thiago Camarão (SP)
2009 Alejo Muniz (SC)
2010 Caio Ibelli (SP)
2011 Krystian Kymerson (ES)
2012 Ítalo Ferreira (RN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário