Bernardo Pigmeu brilha na sexta-feira do SuperSurf
O pernambucano Bernardo Pigmeu fechou a sexta-feira com a melhor apresentação do dia nas boas ondas de 3-5 pés na Praia do Santinho. Ele ganhou a maior nota - 9,27 - e também foi o recordista de pontos - 14,94 - da rodada dos 24 melhores do SuperSurf Internacional.
O experiente tricampeão brasileiro Peterson Rosa também arrebentou para garantir a última vaga para as
oitavas de final que vão abrir o sábado da etapa de nível máximo 6 estrelas do Costão do Santinho. O recordista absoluto, Gabriel Medina, venceu mais uma bateria e junto com ele avançou o único estrangeiro que continua na disputa do título em Florianópolis, o sul-africano Brandon Jackson.“Que bom saber que fui o melhor do dia hoje”, disse Bernardo Pigmeu. “Aquela onda logo vi que tinha um bom tamanho, da série, consegui dar a primeira manobra bem definida, difícil de executar, aí saiu a nota para me deixar mais tranquilo na bateria. Não é fácil correr contra o Peterson (Rosa), o Jean (da Silva) também é outro cara que surfa muito, mas deu tudo certo pra mim e estou muito feliz. Hoje foi mais um dia de ótimas ondas aqui e estou louco pra voltar pra dentro d´água para aproveitar mais”.
O paranaense Peterson Rosa, 36 anos, é o mais experiente entre os dezesseis finalistas no Costão do Santinho e arriscou tudo na última onda que surfou para confirmar a classificação com duas batidas muito fortes de backside que valeram nota 7,33. Seu adversário nas oitavas de final é o carioca Jeronimo Vargas, mais um talentoso surfista da nova geração do surfe brasileiro.
“Acho que a experiência não conta muito não e agora fico até mais nervoso do que quando tinha 21, 22 anos, que entrava na água só pra surfar”, disse Peterson Rosa. “Sei que não preciso mais provar nada pra ninguém, mas a gente sempre procura melhorar, então rola aquela adrenalina, nervosismo, ansiedade, tudo como se eu fosse um iniciante ainda e isto é que me motiva para continuar competindo”.
CAMPEÃO NO SANTINHO - Os primeiros classificados para o sábado saíram do confronto carioca que abriu a fase dos 24 melhores no SuperSurf Internacional do Costão do Santinho. Dos três, Raoni Monteiro era o mais bem colocado no ASP World Ranking, mas acabou barrado por Pedro Henrique e Simão Romão, que tirou a primeira nota com nível excelente da sexta-feira, 9,27, usando muita força nas batidas e rasgadas numa esquerda da série, com cerca de 2 metros de altura. De todos os finalistas, Simão é o único que já festejou vitória em etapas do Mundial WQS na Praia do Santinho, em 2007.
“Estou felizão, bastante focado, sempre olhando o mar pra ver onde vou entrar, a prancha está boa e as ondas estão vindo pra mim nas baterias”, disse Simão Romão. “Gosto muito daqui, onde vivi um dos melhores momentos da minha vida quando ganhei aquela final com meu amigo Pablo (Paulino). Parece que tenho sorte aqui, fico na casa de um amigo meu, sossegado, está eu e o Jano (Belo) juntos, a gente está passando as baterias, então estou amarradão e confiante para conquistar um bom resultado”.
Enquanto Simão pode conquistar sua segunda vitória no Costão do Santinho, o cearense Heitor Alves está na busca pelo terceiro título consecutivo em etapas com nível 6 do ASP World Star. Ele foi o campeão das duas últimas provas da “perna européia” na Espanha e Portugal e ganhou a bateria contra três surfistas do Nordeste. Ele e o baiano Denis Tihara despacharam o pernambucano Paulo Moura.
“Tem altas ondas hoje (sexta-feira) e estou nesse rip de duas vitórias seguidas, nunca tinha acontecido isso na minha vida, fui constante, superei meus limites e estou buscando mais um titulo aqui para quem sabe garantir de vez minha classificação para o Dream Tour”, deseja Heitor Alves, que agora terá um duelo cearense com Pablo Paulino na quinta bateria do dia.
RANKING PEUGEOT - Denis Tihara está na briga direta pela liderança no ranking do SuperSurf 2010 com Simão Romão. No momento, os vencedores das outras duas etapas continuam na frente da corrida pelo Peugeot zerinho oferecido pela Editora Abril ao melhor surfista nas suas quatro etapas. O paranaense Caetano Vargas lidera desde a vitória em São Sebastião (SP), com o paulista Marco Aurélio em segundo.
“Eu vim tranqüilo para essa etapa, queria só passar baterias pra ganhar dinheiro porque estou sem patrocínio, agora tem esse Peugeot aí, mas vou continuar pensando só em bateria por bateria, sem compromisso nenhum e se vier o prêmio será pelo bom trabalho dentro d´água”, disse Denis Tihara, que terá pela frente um dos dois catarinenses classificados na sexta-feira, Ricardo dos Santos.
O outro é Diego Rosa, que ganhou o segundo confronto do dia na Praia do Santinho. “Agora muda tudo, bateria homem-a-homem, outra tática e tomara que as ondas continuem bombando. O mar ajudou a gente a semana inteira, está dando onda pra caramba e vamos com tudo pro próximo rounde. Não importa com quem, é preciso concentrar para pegar duas ondas boas para seguir em frente”, falou Diego Rosa, que disputará o segundo duelo do sábado com um ex-campeão no Santinho, Simão Romão.
INVENCIBILIDADE - O paulista Gabriel Medina entra no terceiro com o cearense Charlie Brown. Ele não brilhou tanto como nos outros dias, mas fez os seus aéreos, até dois na mesma onda, para confirmar a invencibilidade do recordista absoluto das etapas do SuperSurf 2010. Derrotou dois dos três estrangeiros que competiram na sexta-feira, com o sul-africano Brandon Jackson barrando o uruguaio Marco Giorgi.
“Estou amarradão por passar mais uma bateria aqui”, disse Brandon Jackson. “Todo mundo sabe o quanto é bom o Gabriel Medina e o Marco Giorgi também é um surfista muito talentoso que mora no Brasil. Agora cheguei na fase do homem-a-homem e espero continuar avançando até a final”.
O SuperSurf Internacional 2010 é produzido pela Editora Abril com patrocínio da Peugeot e co-patrocínio da Azzaro e da surfwear Nicoboco, com esta terceira etapa também contando com o apoio do Costão do Santinho Resort & Hotel, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação Surf dos Ingleses e Santinho (ASIS), com divulgação da BAND FM, através do Boletim De Olho No Mar. O evento é homologado pela ASP South America como etapa nível 6 do ASP World Star e será transmitido pelo www.supersurf.com.br, com o domingo decisivo também passando ao vivo pela ESPN Brasil.
OITAVAS DE FINAL DO SUPERSURF DO COSTÃO DO SANTINHO:
1.a: Pedro Henrique (BRA) x Michel Roque (BRA)
2.a: Simão Romão (BRA) x Diego Rosa (BRA)
3.a: Gabriel Medina (BRA) x Charlie Brown (BRA)
4.a: Brandon Jackson (AFR) x Alex Ribeiro (BRA)
5.a: Heitor Alves (BRA) x Pablo Paulino (BRA)
6.a: Ricardo Santos (BRA) x Denis Tihara (BRA)
7.a: Jeronimo Vargas (BRA) x Peterson Rosa (BRA)
8.a: Jano Belo (BRA) x Bernardo Pigmeu (BRA)
QUARTA FASE – 3.o=17.o lugar – US$ 2.000 e 712 pontos:
1.a: 12.60=Pedro Henrique (BRA), 12.33=Simão Romão (BRA), 8.50=Raoni Monteiro (BRA)
2.a: 10.70=Diego Rosa (BRA), 9.57=Michel Roque (BRA), 7.40=Junior Faria (BRA)
3.a: 14.57=Gabriel Medina (BRA), 12.10=Brandon Jackson (AFR), 10.17=Marco Giorgi (URU)
4.a: 9.00=Alex Ribeiro (BRA), 8.96=Charlie Brown (BRA), 7.67=Marcelo Nunes (BRA)
5.a: 9.33=Heitor Alves (BRA), 7.67=Denis Tihara (BRA), 4.50=Paulo Moura (BRA)
6.a: 13.00=Ricardo Santos (BRA), 12.27=Pablo Paulino (BRA), 7.17=Patrick Tamberg (BRA)
7.a: 14.66=Jeronimo Vargas (BRA), 11.67=Jano Belo (BRA), 7.77=Masatoshi Ohno (JPN)
8.a: 14.94=Bernardo Pigmeu (BRA), 11.36=Peterson Rosa (BRA), 8.30=Jean da Silva (BRA)
João Carvalho - Assessoria de Imprensa do SuperSurf - joao@aspsouthamerica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário