Felipe Oliveira é surfista, mergulhador, escalador e apaixonado por fotografia de surf. Profissional há mais de 10 anos, ele organiza desde 2006 viagens para Mentawai, Indonésia.
Como guia de surf estudou o idioma local e aprendeu tudo sobre os melhores picos do arquipélago. Apesar de conhecer vários países e ondas, Oliveira diz que lugar como Mentawai não existe igual no mundo.
De malas prontas para a sexta temporada no país, o fotógrafo pode ser encontrado em expedições nos barcos Indies Traders, Aileoita 2, King Millenium II, Bintang, entre outros.
Desde 2009, Felipe Oliveira também é fotógrafo residente do resort Botik, localizado na famosa região de Playground, ao Norte das ilhas.
Confira abaixo um relato do surfista-fotógrafo com dicas e características peculiares da Indonésia. Oliveira pretende lançar um livro com algumas das imagens acima e já busca parcerias para finalizá-lo.
Mentawai fica localizada 150 quilômetros ao Sudoeste da cidade de Padang, Sumatra. Encontra-se na linha do Equador - nos doldrums - área entre os hemisférios Norte e Sul, onde quase não existe vento. Às vezes fracos e de várias direções.
O pico tem grande diversidade e consistência de ondas. São esquerdas e direitas tubulares, cheias, curtas ou longas. Até 4 metros de onda em cima de bancadas perfeitas (diga-se afiadas) e água transparente.
Em uma lista das 30 melhores ondas do planeta, divulgada por uma conceituada revista norte-americana, 12 estavam em Mentawai.
Entre elas Macaronis (onde todo mundo surfa acima da média), Lance’s Right (também conhecida como Hollow Trees), Green Bush (aquele tubo do Dane Reynolds que o Kelly Slater comenta como o melhor da trip do filme Young Guns II), Rifles (a direita quilométrica comparada a J-Bay, com quatro seções de tubo).
The Hole (tubo casca de um filme onde Martin Potter, Tom Carroll e Ross Clark-Jones tomam trago, raspam a cabeça e de qual me fugiu o nome), Pistops (direitinha para aéreos que termina em banco de areia), Thunders (onde raramente está flat), No Kandui (onde Ozzie Wright ganhou o tubo do ano), sem falar nos inúmeros secrets, surfados por poucos privilegiados.
As trips para Mentawai, tanto de barco como resort, contam com ar-condicionado, TV, DVD, som, comida à vontade e serviços de primeira. Aqui vão algumas dicas para quem planeja uma viagem:
Leve três pranchas no mínimo, duas pequenas e uma média. Com um bom jogo de quilhas (de vários tamanhos) você consegue cobrir todas as condições.
Leve cordinhas extras e novas. Vi surfistas buscarem a prancha nova toda trincada na bancada porque a cordinha era velha.
Além disso parafina de água quente; veste de neoprene para os banhos na maré seca; sapatilhas de reef; muito protetor solar e óculos escuros; MP3 Player; farmácia pessoal com remédios para enjoo, dor, anti-inflamatórios, gelol e você estará pronto para as ondas da Indonésia".
Para obter mais informações sobre o trabalho do fotógrafo, acesse o site Felipe Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário