A havaiana Coco Ho, 19, sagrou-se campeã do Maresia Girls International 2010, etapa de nível 6 estrelas do WQS Feminino encerrada nesta quinta-feira em ondas de até 1 metro na praia Mole, Florianópolis (SC).
O tempo continuou nublado na capital catarinense, mas a chuva parou e as atletas encontraram ondas com formação regular para as finais da penúltima etapa válida pela divisão de acesso ao World Tour.
Depois de vencer todas as baterias da competição, Coco teve um desempenho consistente na final contra a jovem francesa Pauline Ado, 19, e venceu pelo placar de 9.50 x 8.60.
A havaiana, filha do lendário big rider Michael Ho, insistiu nos ataques de backside, sua principal arma em Florianópolis.
Já Pauline, a grande surpresa do campeonato, demorou para se encontrar na decisão. No final ela chegou a ameaçar, mas a nota 4.50 não foi suficiente para tirar o troféu das mãos de Coco Ho.
"Estou muito feliz em ganhar mais um evento aqui. O Brasil já se tornou um lugar muito especial para mim", comemora Coco.
"Parabéns para Pauline (Ado), que também foi muito competitiva. As ondas estavam bem fracas na final e eu consegui realmente achar as melhores para vencer. Foi muito bom ter vindo ao Brasil, tenho muitas amigas e amigos aqui e estou feliz por ter mostrado que sei surfar diferentes tipos de onda”, diz a campeã.
Com o resultado a havaiana, que já havia vencido o WQS 4 estrelas realizado na última semana em Salvador, embolsa US$ 4,5 mil de premiação mais 3.000 pontos no ranking do WQS.
Coco já faz parte da elite, é a sétima colocada no ranking do World Tour. Agora a surfista pula da 27º para a sexta posição no ranking da divisão de acesso desta temporada.
O caminho para o seu segundo título no Brasil em menos de duas semanas começou com uma larga vitória nas quartas-de-final sobre a peruana Anali Gomez pelo placar de 12.34 a 4.87.
Depois, na semifinal, Coco Ho foi o algoz da brasileira Jacqueline Silva, que competia em casa na praia Mole. A havaiana surfou muito de backside e com ondas 6.83 e 5.83 não deu chances à catarinense. O placar final ficou em 12.66 a 5.63.
"Coco (Ho) foi bem e eu realmente não me achei nesta bateria. Mas um terceiro lugar em uma etapa 6 estrelas do WQS é um ótimo resultado. Com certeza vou subir algumas posições no ranking", afirma Jacque, que foi para a sétima posição do ranking do WQS.
Enquanto isso, Pauline Ado abria caminho contra algumas das favoritas ao título. A francesa, de apenas 19 anos, teve uma atuação surpreendente e derrotou nas quartas-de-final Laura Enever, vice-líder do ranking do WQS. Na semifinal ela também não tomou conhecimento da brasileira Silvana Lima, cabeça-de-chave número 1 da competição.
"Foi um resultado importante para me classificar para elite em 2011. Adorei ter competido em uma praia com fundo de areia, que propicia manobras diferentes. O campeonato foi muito legal", diz Pauline, que passa para a quinta posição no ranking da divisão de acesso e ingressa no time das seis surfistas que garantem vaga na elite do ano que vem.
Já Silvana não repetiu o bom desempenho das baterias anteriores e agora foca na disputa da sexta etapa do World Tour, marcada entre os dias 7 e 11 de outubro em Peniche, Portugal.
"Pauline está de parabéns, ela está na briga por uma das vagas na elite e surfou muito bem. Espero que tenham ondas boas em Portugal para continuar na briga pelo título do WT", comenta a cearense, terceira colocada na elite mundial.
Enquanto o World Tour ainda tem mais três etapas para definir a campeã, o WQS realiza a última etapa entre os dias 12 e 23 de novembro em Haleiwa, Hawaii. O Cholos Women's Hawaiian Pro é de nível 6 estrelas, distribui US$ 35 mil de premiação total e define as seis atletas classificadas para a elite mundial do surf feminino no ano que vem.
Sul-americano da ASP Com a eliminação de Silvana Lima e Jacqueline Silva nas semifinais do Maresia Girls International, o título profissional da ASP South America ficou nas mãos da peruana Anali Gomez, quinta colocada em Florianópolis.
"Estou muito contente. Gosto muito do Brasil, morei em Camburi (SP) por seis meses e foram maravilhosos. Agora quero fazer um bom resultado na última etapa do WQS no Hawaii para terminar o ano melhor ainda", comemora Anali.
Confira mais fotos em nossas próximas atualizações.
Resultado do Maresia Girls International 2010
1 Coco Ho (Haw)
2 Pauline Ado (Fra)
3 Jacqueline Silva (Bra)
3 Silvana Lima (Bra)
5 Laura Enever (Aus)
5 Sage Erickson (EUA)
5 Anali Gomez (Per)
5 Diana Cristina (Bra)
Ranking do WQS Feminino 2010 depois de dez etapas
1 Sally Fitzgibbons (Aus) - 12.120 pontos
2 Laura Enever (Aus) - 11.520
3 Courtney Conlogue (EUA) - 10.920
4 Tyler Wright (Aus) - 10.320
5 Pauline Ado (Fra) - 9.600
6 Coco Ho (Haw) - 9.520
7 Jacqueline Silva (Bra) - 9.480
8 Claire Bevilacqua (Aus) - 9.240
9 Alana Blanchard (Haw) - 8.880
10 Cannelle Bulard (Fra) - 8.760
Ranking Feminino Profissional da ASP South America 2010 depois de três etapas
1 Anali Gomez (PER) - 2.968 pontos
2 Silvana Lima (Bra) - 2.660
2 Jacqueline Silva (Bra) - 2.660
4 Gabriela Leite (Bra) - 2.530
4 Bruna Schmitz (Bra) - 2.530
4 Diana Cristina (Bra) 2.530
Nenhum comentário:
Postar um comentário