Jean da Silva é o novo líder do Brasil Surf Pro 2010
O catarinense Jean da Silva vai chegar na última etapa do Brasil Surf Pro 2010 na liderança do ranking brasileiro. Ele ultrapassou o potiguar Alan Jhones com a classificação para as quartas de final na Praia da Joaquina e só o carioca Pedro Henrique ainda pode empatar com ele no domingo final do penúltimo desafio da Divisão Principal do Circuito Brasileiro. Pedro enfrenta outro concorrente ao título, o paulista Heitor Pereira, na primeira quarta de final. E Jean está na última com o cearense Michel Roque, que surfou a melhor onda da semana e com a nota 8,83 eliminou o número 3 do ranking, o paulista Hizunomê Bettero. Com os resultados do sábado, onze surfistas têm chances matemáticas de título.
Jean da Silva assumindo a ponta do ranking na Joaca.
No entanto, cada bateria que passar, Jean da Silva diminui o número de adversários para a grande final do Brasil Surf Pro 2010, nos dias 8 a 12 de dezembro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). O próprio Michel Roque entra na briga se passar por Jean da Silva e vencer a etapa de Santa Catarina. Os dois foram os destaques do sábado na Praia da Joaquina. O catarinense fez o maior placar do dia – 14,83 pontos – na vitória sobre o baiano Franklin Serpa e o cearense é o novo recordista de nota.
“Estou contente pela classificação, mas este não é o objetivo ainda. Eu quero fazer um resultado ainda melhor aqui na Joaquina para aumentar a vantagem para a última etapa”, revelou Jean da Silva. “Estou surfando com confiança, muito instigado, pranchas boas, a galera torcendo por mim, meu irmão está na praia também, então são muitas vibrações positivas e tomara que dê tudo certo amanhã (domingo)”.
Ele também comentou sobre nenhum catarinense ainda ter o título de campeão brasileiro profissional. “Teve vários atletas que chegaram bem perto e não conseguiram, mas isso é uma questão das coisas se encaixarem no momento certo e eu sou mais um que vem batalhando para acabar com esse tabu. Sei que não será fácil, mas certamente vou com tudo para buscar o título lá no Rio”, promete Jean.
A torcida de todos agora é para que Michel Roque barre o catarinense nas quartas de final. Jean vem de vitória na etapa passada em Buzios (RJ) e se chegar na final do Brasil Surf Pro de Florianópolis, terá apenas um concorrente na Barra da Tijuca, o ex-líder Alan Jhones. Por enquanto, onze tem chances, os dois, Hizunomê Bettero (SP), Pedro Henrique (RJ), Leonardo Neves (RJ), Rudá Carvalho (BA), Heitor Pereira (SP) e Márcio Farney (CE), com David do Carmo (SP), Tânio Barreto (AL) e Bruno Galini (BA), entrando na relação com a classificação para as quartas de final na Praia da Joaquina.
O 12.o candidato pode ser Michel Roque, que para isso precisa vencer a penúltima etapa no domingo. Ele saiu confiante do mar no sábado, depois da virada com o recorde de nota da semana em Floripa. “Eu não tava conseguindo me achar na bateria, o mar muito difícil, ondas pequenas, vento forte. Tentei o aéreo e saiu só 4 e pouco de nota, mas certeza que Deus mandou aquela onda no finalzinho pra mim, ela abriu até a beira e eu fui soltando as manobras para arrancar a nota. Foi alucinante”, vibrou Michel.
O domingo vai começar quente, com dois surfistas que chegaram a Florianópolis com chances na briga pela liderança do ranking, o paulista Heitor Pereira e o carioca Pedro Henrique, que no ano passado só perdeu o título brasileiro no minuto final da última bateria da temporada. O paulista David do Carmo fez a virada com ela e acabou consagrando o cearense Messias Felix como campeão brasileiro de 2009.
“Realmente cheguei bem perto de sentir o gostinho de ser campeão brasileiro, mas competição é isso mesmo e acabei ficando no quase”, relembrou Pedro Henrique. “Na real, tenho duas metas bem claras para a minha carreira que são voltar para a elite do WT (ASP World Tour) e ser campeão brasileiro, que acho que é o objetivo de todo surfista brasileiro, ainda mais num circuito alucinante como esse nosso”.
Diferente da categoria masculina, a feminina pode encerrar a disputa do título do Brasil Surf Pro 2010 neste domingo na Ilha de Santa Catarina. A paulista Suelen Naraisa garante o bicampeonato brasileiro por antecipação se vencer esta penúltima etapa. Sua primeira oponente será Gabriela Leite e se passar para a final enfrentará a ganhadora da segunda semifinal, Camila Cássia (SP) ou Monik Santos (PE).
HOMENAGEM A ANDY IRONS – Após as oitavas de final no sábado, foi prestada uma homenagem para o havaiano Andy Irons, tricampeão mundial que faleceu na terça-feira, com os competidores do Brasil Surf Pro formando um circulo no mar na Praia da Joaquina. Depois, foram iniciadas as baterias da Skol Manobras Radicais, que oferece 8.000 Reais de prêmio para quem fizer a melhor manobra. O vencedor foi o paulista Caio Ibelli, com um aéreo de backside perfeito.
O Brasil Surf Pro 2010 é realizado pela Brasil1 Esporte, com patrocinio da Petrobras, Skol e Hawaiian Dreams (HD), apoio da Azul - Linhas Aéreas Brasileiras, dos canais SporTV e Multishow, Editora Globo (Revistas Época e Época Negócios) e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e produção da MaxSports. Esta quarta etapa na Praia da Joaquina também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Municipal de Esportes, da FECASURF - Federação Catarinense de Surf, e da ASJ – Associação de Surf da Joaquina.
QUARTAS DE FINAL – (em negrito os 9 que brigavam pela ponta do ranking em Floripa):
1.a: Heitor Pereira (SP) x Pedro Henrique (RJ)
2.a: Tânio Barreto (AL) x Diego Rosa (SC)
3.a: David do Carmo (SP) x Bruno Galini (BA)
4.a: Jean da Silva (SC) x Michel Roque (CE)
OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar – R$ 3.000 e 500 pontos:
1.a: Heitor Pereira (SP) 13.00 x 11.80 Alex Ribeiro (SP)
2.a: Pedro Henrique (RJ) 12.43 x 6.66 Flavio Nakagima (SP)
3.a: Tânio Barreto (AL) 10.24 x 9.03 Bruno Moreira (SP)
4.a: Diego Rosa (SC) 10.53 x 9.06 André Silva (CE)
5.a: Bruno Galini (BA) 13.17 x 9.94 Messias Felix (CE)
6.a: David do Carmo (SP) 13.00 x 11.00 Gilmar Silva (SP)
7.a: Jean da Silva (SC) 14.83 x 11.50 Franklin Serpa (BA)
8.a: Michel Roque (CE) 13.16 x 9.60 Hizunomê Bettero (SP)
TERCEIRA FASE – 17.o lugar – R$ 2.000 e 400 pontos:
—————-baterias que abriram o sábado:
11: Gilmar Silva (SP) 10.83 x 10.37 Renato Galvão (SP)
12: David do Carmo (SP) 14.04 x 5.67 Peterson Rosa (PR)
13: Jean da Silva (SC) 9.00 x 8.67 Robson Santos (SP)
14: Franklin Serpa (BA) 10.00 x 9.83 Danilo Costa (RN)
15: Hizunomê Bettero (SP) 11.93 x 9.84 Beto Mariano (SC)
16: Michel Roque (CE) 13.73 x 11.50 Marcio Farney (CE)
—————-baterias realizadas na quinta-feira:
1.a: Alex Ribeiro (SP) 14.33 x 13.73 Rudá Carvalho (BA)
2.a: Heitor Pereira (SP) 11.00 x 8.40 Ricardo Ferreira (SP)
3.a: Flavio Nakagima (SP) 12.33 x 6.67 Odirlei Coutinho (SP)
4.a: Pedro Henrique (RJ) 12.07 x 8.60 Guga Arruda (SC)
5.a: Bruno Moreira (SP) 12.27 x 10.66 Jano Belo (PB)
6.a: Tânio Barreto (AL) 13.13 x 5.60 Tomas Hermes (SC)
7.a: André Silva (CE) 13.00 x 9.34 Leandro Bastos (RJ)
8.a: Diego Rosa (SC) 13.84 x 10.17 Alan Jhones (RN)
9.a: Messias Felix (CE) 8.80 x 7.87 Raphael Becker (SC)
10: Bruno Galini (BA) 9.40 x w.o Leonardo Neves (RJ)
SEMIFINAIS FEMININAS (definidas na quarta-feira):
1.a: Suelen Naraisa (SP) x Gabriela Leite (SC)
2.a: Camila Cassia (SP) x Monik Santos (PE)
João Carvalho – Assessoria de Imprensa do BRASIL SURF PRO 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário